sexta-feira, 31 de julho de 2020

OS NOVOS CONSUMIDORES






Guiados pelas mudanças de comportamento que foram impulsionadas pela pandemia de coronavírus, a WGSN apresentou há algumas semanas os principais grupos de consumidores que dominarão o mercado em 2022.

 

Através da segmentação de 4 sentimentos presentes na atualidade - o medo, a resiliência, a falta de sincronismo da sociedade e o otimismo - a empresa definiu três grupos que farão líderes empresariais modificarem, num futuro bem próximo, suas estratégias para permanecerem relevantes no mercado. Olha só quais são eles:

 



 

Os Estabilizadores (The Stabilizers)

 


Pressionados pelo tempo, sobrecarregados, esgotados, defensores da aceitação, autoaperfeiçoadores, priorizadores da estabilidade, cansados de otimizações, buscadores zen e incertos.

 

foto divulgação: Pinterest



Esse grupo, formado principalmente por pessoas da geração Y e X, prioriza a estabilidade em todos os aspectos da sua vida. Eles estão começando a substituir o culto à produtividade por uma mentalidade de aceitação radical. Os estabilizadores querem focar sua atenção no que realmente importa: a autoaceitação.

 


Como engajá-los?

 

1.     Foque na simplicidade, pois esse grupo se desanima com ambientes virtuais desordenados e cheios de informação. Economize o tempo desse cliente através de uma comunicação e de um design sem rodeios. 

 

2.     Aposte em produtos Zen, que estimulam a calma e são projetados para aliviar o estresse e a ansiedade.

 

3.     Unifique os processos do seu negócio, através da análise do seu produto, estoque, cliente e serviço de atendimento. Dessa forma você aprimorará a experiência desse grupo de consumidores, algo extremamente importante para eles.





Os Colonos (The Settlers) 

 


Equilibrados, apoiadores, conscientes, guiados pela carreira, guerreiros, expatriados urbanos, apegados ao seu local de nascimento, atuantes na comunidade e ambientalistas.

 

foto reprodução: Pinterest


Esse grupo composto pela geração X e pelos Millennials tem dado grande importância ao desenvolvimento econômico da comunidade na qual pertencem e estão focados em redefinir o atual e exaustivo ciclo do trabalho.


 

Como engajá-los?

 

1.     Adote ações mais sustentáveis, pois esse grupo caminha em direção aos negócios que impulsionam a comunidade local e não sobrecarregam o meio-ambiente.

 

2.     Faça parcerias com plataformas de comércio social, pois os colonos dão valor aos pequenos produtores e evitam comprar produtos das grandes varejistas. (Eles vão direto na fonte).

 

3.     Coloque as pequenas cidades nos seus planos de logística, e atenda com rapidez e facilidade seus consumidores que estão fora dos centros urbanos.





Os Novos Otimistas (The New Optimists)

 


Aventureiros, alegres, seguros de si, altamente sociáveis, mentalidade de matilha, estão sempre em movimento, todas as idades, hiperconectados e ativistas.

 

foto por @chrisvanedig



Os novos otimistas estão entre a geração Z e os boomers. No entanto, apesar de fazerem parte de um grupo tão grande e diverso, todos eles são guiados pelo apetite vivaz de abraçar a alegria. Eles querem menos influência social on-line e estão focados em passar seu tempo junto de amigos e familiares.

 

Como engajá-los?

 

1.     Eventos de compras com transmissão ao vivo, pois este grupo é altamente sociável, nômade e conectado às novidades. Esse tipo de comércio deve ser adotado por grandes varejistas que querem impulsionar suas vendas e tem sido bastante utilizado na China, Europa Ocidental e América do Norte.

 

2.     Realidade aumentada e realidade virtual na hora das compras, pois os novos otimistas acham que fazer compras presenciais nas lojas é uma tarefa árdua. Esse tipo de tecnologia atrairá a geração dos entusiastas por tecnologia e dos pressionados pelo tempo.

 

3.     Adaptações sob demanda na plataforma, como design e layout simplificados e intuitivos, processo de compra com menos etapas e logística eficaz. Esse grupo exige rapidez e praticidade tanto na hora das compras como na hora da entrega.

 

4.     Tornar as compras ‘em pacote’ mais atrativas, através de descontos e brindes. Os novos otimistas tendem a ser fiéis às marcas que adotam a mentalidade de presentear seus clientes.

 

 

 


E aí, amadxs, em qual desses grupos você mais se vê nesse mundo pós-corona?

 


Se ainda estiverem curiosos e quiserem dar uma olhadinha em todo o material fornecido pela WGSN, é só clicar aqui.

 

 

Vejo vocês na semana que vem!