6 principais tendências extraídas das semanas de moda de Paris, Londres, NY e Milão.
A maratona internacional de desfiles SUMMER 24’ chegou ao fim no último dia 03.10 em Paris, sendo a Paris Fashion Week a última semana de moda do circuito internacional “Elizabeth ARDEN”.
Nossa CEO, LUCIANA MAMEDE, acompanhou de perto e analisou mais de 150 coleções desfiladas e postadas em diversos tipos diferentes de canais de comunicação. Após uma análise a olho nu, ela destacou neste texto as 6 principais tendências extraídas das semanas de moda de Paris, Londres, NY e Milão.
Macrotendências em 6 tópicos:
Com a ascensão do Tiktok durante o ano de 2020, vimos um fenômeno vir à luz: micro trends.
Elas não surgiram nem das ruas, nem nas passarelas, mas de um ambiente inteiramente virtual. Um desejo que nascia, dissipou e morria na tela do celular passou a ter vida própria. Após algumas temporadas um tanto perdida, a moda parece ter pego novamente isso pra si.
Esse poder de nortear desejos e construir semelhanças, diálogos e encontros, ecoam em formas de roupas, acessórios, cores e propostas denominadas de ESTILO.
O verão 2024 ilustra perfeitamente essa linearidade, em que as passarelas exibem caminhos e algumas vontades com bastante clareza.
Elegemos 6 entre as mais notáveis e você pode conferir na sequência logo abaixo:
Uma das peças mais tradicionais do guarda-roupas apareceu aos montes e em profundidade, no tom azul mais clássico da camisaria masculina. Ela pode até ter sido desconstruída, aqui e ali, mas mesmo assim a entrega como foi de uma temporada contida e vida real.
Mesmo despida de formalidade, a camisaria foi protagonista nessa temporada e apareceu de todas as maneiras possíveis: de muito curtas a longas ou de básicas e estruturais até as mais complexas e desconstruídas. ELA REINOU!
Vínhamos de um momento de bastante amplitude, volumes, corpos livres... então foi interessante observar como a cintura ultra marcada voltou a ditar o estilo de quem prefere deixar o corpo marcado e estruturado.
Seja com
cinto, em versão bem alta ou com o clássico corset, as principais peças
desfiladas nas passarelas internacionais só destacavam uma coisa: a cintura.
Essa foi uma temporada da vida real. Não há tanto tempo para se divertir com as roupas, então nada melhor do que recorrer a uma fórmula bem conhecida: usar a mesma cor do início ao fim da produção.
Aqui, mais do que ser um recurso visual, surge principalmente pela
praticidade.
Ultracurtos
Talvez a mais explícita e ousada tendência vista em toda a temporada e não só em Paris seja os micro comprimentos, mini micro saias, shorts minúsculos, hot pants aos montes.
Não é das propostas mais democráticas, mas nada melhor do que as minis para adicionar um toque de subversão e um ar sexy.
Vazados
Pele à mostra sempre é um recurso a ser explorado pela moda quando ela se sente um pouco engessada ou clássica.
Para o verão 2024 não seria diferente, mesmo em meia a tanta normalidade, boa parte das macas tentou driblar a caretice, aqui e ali, propondo peças vazadas ou com recortes que revelavam o corpo.
Luciana Mamede, CEO SER DIGITAL
@serdigitalinfluencers @lulu_mamede