sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Glossário da Moda | 6 palavras em Francês que usamos frequentemente!





 

Ao longo dos anos em que a SER DIGITAL esteve presente em diversas edições da Paris Fashion Week, criamos esse pequeno Glossário em Francês, para familiarizarmos com alguns termos super utilizados nos bastidores da passarela.

FRANCÊS:

“Bonjour”, “mon amour”, “très belle” e “pardon”. Provavelmente, você já ouviu essas palavras básicas em francês. 

Mas você sabia que o idioma tem tudo a ver com moda? Por isso, algumas expressões em francês são muito relevantes para quem quer está por dentro do mundo fashion. Algumas são mais usuais, outras são técnicas. Veja só:

Haute couture: haute couture” é muito importante no mundo fashion. Em português, é a “alta-costura”, o setor mais rebuscado da moda. A haute couture é formada por peças feitas à mão, com materiais rebuscados e muitas técnicas específicas.

Savoir-faire: Na moda, o savoir-faire é muito utilizado no mercado de luxo. Está ligado a técnicas e habilidades que geram destaque no processo de confecção de roupas, acessórios e calçados. Tem a ver com competência, exclusividade e desenvoltura. As marcas que fazem parte da haute couture são mestres no savoir-faire.

Prêt-à-porter: Este termo em francês foi um choque para as grandes grifes no surgimento do prêt-a-porter, porque ele democratizou o acesso às marcas de luxo e significa, pronto para vestir.

Avant-garde: Apesar de não ser um termo tão usado popularmente na moda, se você se interessa pela indústria, ou trabalha com ela. Muito usado também na história da arte, o avant-garde é pela tradução direta, a vanguarda. Mas o que ele significa dentro do dicionário da moda? Tudo aquilo que é de vanguarda é aquilo que foi precursor, que veio antes de todos. 

Quando falamos dela na arte, e na moda, ela se diz respeito daquilo que esta na frente, à dianteira de um movimento.

Silhouette: Na moda, ela diz não só a respeito da silhueta do corpo, mas também a silhueta apresentada em um desfile. Por exemplo, é muito comum vermos críticos de moda falando que a silhueta de um determinado show foi oversized, ou foi uma silhueta setentista, e por aí vai.

Boudoir: sinônimo de outwear, é a tendência de moda em que a proposta é usar lingerie aparente no look.