segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

LU MAMEDE NO PINTEREST: UM ECOSSISTEMA PARA CRIADORES DE CONTEÚDO





 


“Nos últimos 10 anos, o Pinterest foi para mim ambiente de pesquisa e lazer ao mesmo tempo. Me encontro nas buscas diárias; nas imagens diversas e nas surpresas de descobrir, nas milhares de imagens disponíveis, o meu eu sedento por novas informações. A procura constante do novo me faz sentir que no Pinterest não existem cobranças do ego soberbo: apenas alegria, cor e muita inspiração”.
 
User Luciana Mamede (serdigitalinfluencers) há 10 anos.



Focados no duo Instagram e TikTok, influenciadores digitais mandam para escanteio uma mídia social que poderia formar uma santa tríade junto com esses dois primeiros: o Pinterest.
 
Engana-se quem pensa que o Pinterest é um app que compila fotos legais que já estiveram no Tumblr e inspirações de DIY para você fazer e decorar seu quarto. Criadores de conteúdo estão migrando em peso para lá a fim de desfrutarem das novas funcionalidades que fizeram do Pinterest uma rede social tão relevante como todas as outras que conhecemos.
 
No último trimestre de 2021 e no primeiro de 2022 a plataforma encomendou um estudo global de brand lift que confirmou o que já imaginávamos: dentro do Pinterest, empresas que estabeleceram parcerias com influenciadores tiveram 38% a mais de reconhecimento de marca e 37% a mais de reconhecimentos de Pin.
 
Onde tem criador de conteúdo, tem empresa anunciante. E essa rede social entendeu isso muito bem (o que é ótimo para nós).
 
O que me faz gostar tanto do Pinterest é que ele cria um ecossistema perfeito para criadores de conteúdo, coisa que não vejo naquela outra rede social (que muda o algoritmo com frequência forçando influenciadores a se adaptarem de forma selvagem aos seus novos parâmetros de entrega).
 
Para quem não conhece, o Pinterest possui uma Sala de Imprensa dedicada a compartilhar conteúdo relevante e estudos de tendências realizados dentro da própria plataforma para que ninguém fique perdido. A política de transparência deles é muito decente (não digo impressionante, pois, convenhamos, é obrigação deles se portar dessa forma). Através destes insights da Newsroom do Pinterest, os criadores de conteúdo podem surfar nas tendências que estão em alta na plataforma naquele momento e criar Pins direcionados e assertivos.
 
Além desses benefícios, existe outro ainda mais básico: o Pinterest é outra fonte de fornecimento de público. Você não precisa tratá-lo como sua rede principal, mas seja estratégico para conseguir levar um pouco dos users dele para o lugar que é seu foco. Na Ser Digital, por exemplo, nós fazemos assim, replicamos alguns conteúdos do Instagram e do Blog no Pinterest para captarmos novos leitores e seguidores que ainda não nos conhecem.
 
E funciona, viu?
 
Precisamos entender que nosso público não é homogêneo e que cada pessoa possui uma forma específica de consumir nosso conteúdo. Aprenda a identificar isso e veja o milagre acontecer nas métricas.
 
Adaptação é a palavra de ordem.