quinta-feira, 2 de junho de 2022

Cosmogonie: uma viagem pelo cosmos da Gucci





 

A Gucci de Alessandro Michele foi responsável por ocupar o Castelo del Monte com estrelas, mitologias e constelações no último dia 16. Intitulada Cosmogonie – termo do francês usado para designar o estudo sobre história do universo – A coleção apresentada homenageava a amizade dos filósofos alemães Walter Benjamim e Hannah Arendt.

Num post do Instagram, Michele compartilhou suas anotações de trabalho e destacou a sensibilidade do olhar de Walter Benjamim: "ele era um colecionador de citações que descobria talentos no fundo do mar e os trazia para a superfície”, um verdadeiro pescador de pérolas, como dizia sua amiga Arendt. Para o designer, o filósofo “iluminava conexões que de outra forma seriam invisíveis”.
 
Assim como Benjamim, Alessandro também trouxe à superfície diversos elementos que foram conectados de forma singular em sua coleção cruise 2023:

Gucci Cosmogonie Cruise Collection 2023 | ph: Gucci

Em qual outro lugar você veria colares elizabetanos combinados, de forma quase fetichista, com transparências, luvas de látex e botas over-the-knee? Pois bem, no “cosmogucci” também rolou muita textura, couro, golas pontudas e dramáticas, pelica, peças oversized e mangas volumosas.

Gucci Cosmogonie Cruise Collection 2023 | ph: Gucci

Vimos um pouco de tudo, mas cabe deixar um destaque para os bordados minuciosos, os contrastes altíssimos e as peças metalizadas.

Gucci Cosmogonie Cruise Collection 2023 | ph: Gucci

O look final foi um show a parte. Um longo azul de veludo molhado iluminado por constelações de cristais fazia uma verdadeira ode ao cosmos:

Gucci Cosmogonie Cruise Collection 2023 | ph: Gucci

Com constelações projetadas nas paredes do castelo, os convidados tiveram uma experiência quase mística. Famoso por sua forma octogonal, o Castel Del Monte fica no topo de uma colina localizada a 540 metros acima do nível do mar, o que o deixa favorecido com uma vista privilegiada do céu e de toda a região da Apulia.

Gucci Cosmogonie Cruise Collection 2023 in Castel Del Monte | ph: Gucci


Castel Del Monte | ph: Gucci

Para finalizar, um mimo celestial foi entregue a cada um dos presentes: a Gucci adotou uma estrela – sim, um astro – para cada convidado e a batizou com seu respectivo nome. Simples assim.
 
Alessandro Michele conseguiu compor lindamente um cosmo para Gucci e, de quebra, levou toda a plateia para uma viagem interestelar. Uma baita experiência, hein?


_____

Equipe SER Digital Influencers