terça-feira, 1 de setembro de 2020

QUAIS SÃO OS 3 PILARES QUE ORIENTARÃO O VAREJO DE MODA NO MUNDO PÓS-CORONAVÍRUS?





Um cliente consciente, preocupado em se conectar com os produtos e a gastar com sabedoria. De acordo com a WGSN, é este tipo de consumidor que deverá ser levado em conta quando as empresas forem traçar suas estratégias de design para o segundo semestre de 2020 e para o ano de 2021. A pandemia de Coronavírus trouxe novas perspectivas para as pessoas, fazendo-as questionar se realmente há necessidade de consumir desenfreadamente produtos não-essenciais e que não duram quase nada. 

 

Os empresários e empresárias do ramo deverão considerar que mesmo após o término da quarentena, o legado dela ficará no estilo de vida de muitas pessoas. Sendo assim, investir nas áreas de pesquisa e desenvolvimento é palavra de ordem para as empresas que desejam contornar a crise e se preparar para o futuro. No varejo de moda, por exemplo, o design e a funcionalidade das roupas deverão acompanhar a mudança de hábito das pessoas e abraçar os seguintes pilares: 





VERSATILIDADE

 

Peças práticas, utilitárias, com várias funções, minimalistas e adaptáveis aos vários tipos de ocasiões. Pense que peças mais simples podem simplificar sua cadeia de produção e permitir que você insira novidades no mercado com mais facilidade.




Sugestões de design:

  • Aposte em coleções cápsula, com peças lisas ou estampadas com uma cartela de cores básica e neutra,
  • Invista em peças multifuncionais, que vão da rua pra casa e de casa pra rua;
  • Considere a ‘moda escritório’ e crie acessórios chamativos e blusas com golas e mangas bonitas que se enquadrem bem nas webcams;
  • Alie conforto e sofisticação em suas peças;
  • Foque em itens que funcionem bem nos contextos: trabalho, descanso e diversão;
  • Pense em detalhes adaptáveis, como capuzes removíveis e peças dupla face;
  • Crie sobreposições que possam compor diversos looks;




DURABILIDADE

 

Itens duradouros, não-sazonais, desconectados de tendências e adequados para futuras temporadas. Ampliar o ciclo de vida dos produtos é a palavra de ordem deste pilar.

 


Sugestões de design:

  • Desenvolva itens básicos e que possam ser usados durante todo o ano;
  • Avalie seu produto em todos os cenários possíveis;
  • Aposte em materiais de alta qualidade e resistentes;
  • Dedique tempo ao desenvolvimento das peças e invista em modelagens precisas;
  • Incorpore elasticidade ou modelagens amplas em suas peças, isso tende a aumentar o ciclo de vida das roupas;
  • Não se prenda em tendências;




BEM-ESTAR

 

Itens funcionais, confortáveis e seguros. O pilar bem-estar é valioso, pois a saúde, a segurança e o conforto passarão a liderar a lista de prioridades das pessoas.



Sugestões de design: 

  • Pense no conforto e elimine detalhes desnecessários das peças;
  • Aposte em tecidos macios, confortáveis, respiráveis e gostosos ao toque;
  • Invista em tecidos com propriedades antibacterianas, que protegem a pele, e que regulam a temperatura e a umidade do corpo;
  • Desenvolva modelagens acolhedoras, mas que permitam o movimento;
  • Incorpore os conceitos de segurança e resistência nas suas roupas;
  • Bathleisure: esse nicho, que é a mistura de ‘athleisure’, ‘bleisure’ e ‘slounge’, incorpora materiais atoalhados e padronagens quadriculadas nas roupas do dia-a-dia;





Gostaram da matéria de hoje, amades? Nossa pesquisa sobre tendências está à todo vapor, viu? Fiquem ligadinhes no blog da SER que semana que vem tem mais!

 

Beijo no <3