quinta-feira, 25 de junho de 2020

PARKA, ANORAK, TRENCH COAT E DOUDOUNE | Quem são elas?





O inverno começou no último dia 21 e parece que teremos temperaturas baixíssimas em BH que prometem compensar o inverno quente de 2019. Pra entrarmos em grande estilo no clima da estação mais fria do ano, a SER Digital elaborou pra você um mini-guia de 4 peças quentinhas e estilosas que são incomuns nos armários brasileiros, mas fazem sucesso nas passarelas mundo afora. Olha só:



PARKA


A parka se assemelha a uma capa, é feita de tecido impermeável e armado, tem uma modelagem mais ampla, possui abertura frontal e pode ter ou não um cordão ajustável na cintura. 

A verdadeira parka, que inclusive foi a inspiração para o modelo militar, possui raízes no Canadá e foi inventada pelo povo Inuit, uma tribo de esquimós que vivia no ártico canadense. Essa peça era feita de pele de rena ou foca, o que deu origem ao nome ‘parka’, palavra que significa ‘pele animal’ no dialeto Inuit.



Esse modelo que conhecemos hoje é uma adaptação da parka militar, que também era feita de nylon, mas possuía várias camadas de lã que protegiam os soldados de temperaturas extremamente baixas. Durante muito tempo no passado esse item pertenceu exclusivamente ao guarda-roupas masculino, e só passou a ser utilizado por mulheres quando as marcas remodelaram essa peça para propósitos comerciais.



ANORAK OU CORTA-VENTO


A anorak é uma blusa de frio impermeável, também de modelagem solta e que quase sempre vem com um capuz removível. De todos os modelos, esse é o único que não possui abertura frontal e que não esquenta. Por isso o nome corta-vento, ela é toda fechadinha e só te protege do vento gelado e da chuva.

Assim como a parka, a anorak também possui suas origens na indumentária utilizada pela tribo Inuit para se proteger do frio. Não é atoa que muitos confundem essas duas peças como sendo uma só, só que em duas variações. No entanto, apesar das origens em comum, a Anorak está mais para uma derivação do Cagoule de Nylon, a capa de chuva britância criada em 1954 pelo fuzileiro naval Noel Bibby.



Ao longo dos últimos anos a anorak já foi revisitada e remodelada por grandes marcas como Louis Vuitton, Off-White, Fenty x Puma,Valentino, Calvin Klein, Izabel Marant e Bottega Veneta.



TRENCH COAT


O trench coat é um casaco longo (seu comprimento para geralmente após os joelhos), com modelagem ampla e que possui um cinto na cintura (feito com o mesmo material do resto do casaco) que permite ajustá-lo ao corpo. É uma peça sem gênero definido e que pode ser encontrada tanto no guarda-roupas feminino como no masculino.

Quem vê celebridades e fashionistas usando esse casaco em seus looks do dia-a-dia, não imagina que essa peça guarda um passado aventureiro e hostil. Durante a Primeira Guerra Mundial, a peça era item comum entre os militares de alta patente que desejavam se proteger da chuva e das trincheiras lamacentas – daí a origem do nome “trench coat” ou “casaco de trincheira” em bom português.



O casaco só começou a se popularizar por volta de 1853, quando John Emary da Aquascutum e Thomas Burberry da Burberry remodelaram e adaptaram o trech coat para os cavalheiros ricos que gostavam de praticar atividades ao ar livre. Anos depois, em 1940, Hollywood oferece uma nova narrativa ao casaco, e começa a associá-lo à femme fatale, ao repórter investigativo inteligente, ao espião habilidoso, ao gângster esperto e assim por diante. O casaco, então, cai no gosto do público



DOUDOUNE, PUFFER OU PIUMINO

  
Identificar uma doudoune, puffer ou piumino não é difícil. Trata-se de uma jaqueta alcochoada, estufada e volumosa que poder vir ou não acompanhada de um capuz.

Existem diversas versões sobre a origem da doudoune, mas a mais popular é que essa jaqueta foi desenvolvida pelo aventureiro americano Eddie Bauer, em 1936, depois que ele quase morreu de hipotermia durante uma viagem de pescaria no meio do inverno. Após a experiência traumática, Eddie projetou a Skyliner, uma jaqueta que possuía duas partes de tecido acolchoado recheadas com penas de ganso.

Embora o crédito da criação seja de Eddie Bauer, o reconhecimento da doudoune como artigo de moda só aconteceu por volta de 1954, pelas mãos da Moncler. As peças da marca possuíam design impecável e eram tão resistentes ao frio que passaram a ser utilizadas por Lionel Terray, famoso alpinista francês e responsável pela popularização das doudounes da Moncler.


Hoje é possível ver doudounes de tudo quanto é design, tamanho e cor. Pra melhorar, muitas marcas têm apostado no recheio de poliéster como alternativa ao recheio de penas de ganso, que são retiradas dos bichinhos de forma cruel e desumana.






E aí, amadxs? Vocês já conheciam alguma peça dessas daí de cima? Contem pra mim nos comentários se vocês acham que faltou alguma peça em nosso mini-guia, ok?




_____________________

Texto por Maíra Vieira
Equipe SER Digital