terça-feira, 9 de junho de 2020

HOMEWEAR E LOUNGEWEAR | Você sabe o que é?





A moda é um reflexo do comportamento das pessoas e está sempre ligada ao momento vivido pela sociedade. Quando revisitamos o panorama histórico do vestuário, vemos que grandes mudanças atingiram esse setor durante e após tempos difíceis (ou em tempos de mudança). A calça jeans, por exemplo, foi adotada pelo público feminino durante a revolução industrial, pois as mulheres tinham que trabalhar nas fábricas e necessitavam de roupas que não limitavam os movimentos.

E é no meio da Pandemia de Covid-19, momento no qual grande parte da população se encontra em isolamento social, que dois conceitos de moda ressurgem: o homewear e o loungewear. Mais uma vez, temos grandes mudanças sociais ditando os novos rumos da moda e do comportamento.

Ficou curiosa e quer saber um pouco mais sobre esses dois termos? Vem comigo que a SER Digital elaborou um mini-guia pra te deixar por dentro. Olha só:





HOMEWEAR


É um termo que, embora não seja novo, retornou com força total por conta da quarentena. Sem poder sair e trabalhando de casa, muitas pessoas têm optado por uma roupa que seja confortável, estilosa e versátil.


Pra quem procura praticidade, esse estilo cairá como uma luva, já que a moda homewear diminui consideravelmente a quantidade de vezes que você precisará trocar de roupa durante o dia. Dá pra dormir com as peças de homewear, acordar e usar esse mesmo look em alguma saída de urgência na rua ou em outras situações informais (lembre-se que se trata de um estilo despojado).   


#peças-chave: Camisetas de malha, cardigãs, legging, calça jogging e moletons são as porta-vozes desse estilo.





LOUNGEWEAR


Durante e após a crise norte-americana de 2008/2009, as marcas precisaram adequar a moda à nova realidade da maioria da população, que por sua vez estava sem dinheiro e não consumia mais lazer e entretenimento. Dessa forma, as viagens nacionais e internacionais e as saídas caras deram lugar às reuniões na casa de amigos e familiares. Seguindo esse mesmo fluxo, o consumo de moda diminuiu e um estilo que dá novo emprego à peças como pijamas e lingeries surgiu.


A moda Loungewear segue o mesmo caminho que a Homewear, só que essa possui um pouco mais de informação de moda, brinca com mais elementos e não é tão simples como a outra. As peças desse estilo possuem toque suave, modelagem ampla e fluida e são extremamente confortáveis.

#peças-chave: camisa de pijama de cetim, macacões largos, calça cenoura de malha e top de renda podem adquirir uma nova cara dependendo de como são associados com outras peças.





E aí, amadxs? Vocês já tinham ouvido falar desses dois termos?

Quem bom que vivemos o suficiente pra ver aquela roupa confortável de ficar em casa virar moda, não é mesmo? rs




__________________________________________________

Texto por: Maíra Gea
Equipe SER Digital