quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

PARIS FASHION WEEK | HAUTE COUTURE SS20





A semana mais esperada pelos amantes de moda chegou, e a SER Digital não poderia ficar fora dessa. As coleções, que mostram as tendências da Alta Costura de Primavera/Verão, estavam riquíssimas e fomos levados a viajar pelos mais diferentes lugares através das mãos e da sensibilidade de talentosíssimos designers. De Atlântis à Córdoba, na Itália. As inspirações vieram dos mais variados lugares e originaram peças únicas e riquíssimas em detalhes. Ficaram curiosos? Continuem grudadinhos na gente que lá vem resumão dos desfiles que contaram com cobertura exclusiva da SER. 



FARHAD RE

Um ode à natureza. O estilista italiano trouxe uma coleção repleta de cores luminosas, bordados, modelagens e tecidos cintilantes inspirados em borboletas. Todo o conceito simbólico de renascimento e transformação que rodeiam o inseto também foram utilizados nas peças. 

A coleção foi modelada em organza de seda pura, e o resultado não poderia ser mais bonito:

Farhad Re Haute Couture SS20 Collection | Credit Pictures Imaxtree


ALEEM YUSUF

A coleção nomeada "Obsession" explora as camadas de feminilidade, amor e beleza da mulher. O designer australiano investiu em formas fluidas e em tecido de acabamento brilhante. Cetim de seda, seda e organza foram coloridos de vermelho, off-white, verde, azul e preto. Uma paleta de cores elegante e feminina que faz contraste com as formas extremamente sensuais dos vestidos.

Aleem Yusuf Haute Couture SS20 Collection | Credit Pictures Imaxtree




























ZIAD NAKAD

O estilista libanês nos teletransportou para Atlântis, o continente perdido. Através das formas e das cores do oceano, Ziad Nakad apresentou o que ele imaginou ser uma "princesa guerreira dos tempos modernos". As peças eram extremamente detalhadas, e se você observar bem, dá pra identificar o formato de algumas criaturas do mar traduzido nas roupas. O designer procurou representar uma mulher forte, sensual, feminina e totalmente destemida. 

Muito detalhamento unido aos bordados riquíssimos faziam as peças brilharem como escamas de peixe. Puro luxo, não é?

Ziad Nakad Haute Couture SS20 Collection | Credit Pictures Imaxtree


FLORA MIRANDA


A estilista austríaca sempre traz uma pitada de tecnologia e crítica social para suas coleções, e dessa vez não foi diferente. Sua coleção "Cyber Crack" faz uma grande crítica à venda de informações sigilosas dos usuários da internet por grandes empresas, como Twitter e Facebook. A designer ainda denuncia o uso das "Fake News" para desacreditar o sistema de notícias e desestabilizar a sociedade. 

É comum alguns designers apresentarem uma performance no lugar dos tradicionais desfiles. Flora, por exemplo, apresentou puro conceito nas passarelas. 

Flora Miranda Haute Couture Collection SS20 | Credit Pictures Totem Fashion Paris


















JUANA MARTÍN


A estilista espanhola trouxe peças com uma modelagem rica, complexa e extravagante. Um flamenco-chique, como a prórpia designer faz questão de dizer. A coleção intituladada "Les Cours de Ma Maison" foi inspirada nas flores que enfeitam as ruas de Córdoba, cidade natal de Juana, durante a privavera. 

Um dos meus favoritos. Estava tudo impecável.

Juana Martin Haute Couture Collection SS20 | Credit Pictures Totem Fashion Paris











LA METAMORPHOSE

A dupla de designers polonesas Gwakowska e Szczesna trouxe para as passarelas "As Cores da Alma". Um coleção que presta um tributo às mulheres musas inspiradoras da poesia.

As estilistas apostaram no chiffon, seda, cetim, tule francês e tafetá. A paleta de cores pastel aparece unida à forma dos tecidos para trazer este universo romântico para o público. Acertaram em cheio, não é?

La Métamorphose Haute Couture SS20 Collection | Credit Pictures Imaxtree















YANINA COUTURE

Yanina trouxe flores e cores para a passarela de uma maneira elegante e extravagante ao mesmo tempo. A designer russa procurou inspiração nas musas dos anos sessenta (Twiggy e Jack Kennedy) e modernizou o estilo das roupas da época. 

A paleta de cores é fortíssima e intensa, e o tafetá aparece a todo o momento (fortíssima tendência para a moda festa, anota aí).

Yanina Couture Haute Couture SS20 Collection | Credit Pictures Victor Boyko


XUAN

Muito sensível, leve e romântica. Se você observar bem as fotos, todos os elementos parecem se entrelaçar.  A make brilha na mesma proporção que o tecido, as pinturas e as peças habitam o mesmo espaço sem que uma pareça sobrepor a outra. As cores fortes nas texturas fluidas e frágeis lembram muito uma paisagem de primavera. 

A designer viatnamita quis transmitir um sentimento de deixar ir, de mutabilidade. Consigo perceber isso através das linhas curvas, da fluidez das formas e até da luz em forma de holofote. Confesso que tentar entender os elementos é a minha parte favorita dos desfiles. 

Não me sinto mexida assim desde que vi a Costura do Invisível, do Jun Nakao. 

XUAN Haute Couture SS20 Collection | Credit Pictures Thomas Dossou



















Ver tanta coisa linda compilada em um só lugar é um verdadeiro colírio para os olhos, não é mesmo? Observar como cada estilista traduz sua personalidade em suas obras é táo incrível que, com o tempo, passamos a bater o olho na peça e já descobrir por quem foi feita. É tudo muito rico, é um projeto que dura meses. Impossível se doar tanto assim para um trabalho e não deixar um pedacinho seu grudado nele.

Falando de tendências, consegui identificar o tafetá como a grande aposta do momento. Babados também apareceram em praticamente todos os desfiles, assim como a cartela de cores mais intensa. 

E vocês, conseguiram identificar mais algum elemento? Deixe nos comentários que adorarei ler as observações de vocês!




Texto por Maíra Gea