terça-feira, 19 de novembro de 2019

JOGANDO NA BOLSA | PT. 1





A primeira parte da nossa matéria de bolsas traz um compilado dos modelos mais utilizados atualmente. Pode se jogar em qualquer um que faça seus olhos brilharem, sem medo de ser feliz. Lembre-se que a bolsa foi feita para descomplicar nossa vida, deixando tudo o que é necessário pra determinada ocasião ao alcance das mãos.

Bolsa Saco

Fez sucesso nos anos 90 e faz sucesso hoje também. É cheia de espaço, mas as coisas se perdem lá dentro pelo fato do modelo ser mais básico e não comportar divisórias e bolsos internos (e externos). É um dos primeiros modelos de bolsa que se tem registro e eram utilizadas inicialmente para carregar alimentos. Apenas com a chegada da Noe Bag (A bolsa saco da Louis Vuitton feita para carregar até 5 garrafas de champanhe) que o modelo ganhou status como peça-chave do guarda-roupa feminino.

De lá pra cá o modelo ganhou aplicações de tachas, franjas, rebites e bordados, ficou menor e está presente em quase toda coleção de marcas especializadas em bolsas. Além disso, é o modelo perfeito para composições casuais e mais descontraídas, olha só:  

Foto Reprodução: Pinterest | Chanel Cruise Collection | Kersttrends 2019
Satchel

Essa ultrapassa as barreiras de gênero e de gerações. Pode investir sem medo, pois não é um sucesso momentâneo.

A história da Satchel se inicia nos tempos Romanos e se estende até os dias atuais. Este item, que pertencia exclusivamente ao universo masculino durante os séculos 17, 18 e 19, começou a se popularizar entre as mulheres apenas em meados do século 20. Nos dias de hoje, é quase impossível encontrar uma grande marca que não tenha feito alguma releitura deste modelo. 

Estruturada e com alças triplas (alças duplas para segurar nas mãos e uma alça longa para segurar nos ombros), a satchel é um item básico para aquelas mulheres interessadas em um armário cápsula. É um modelo sinônimo de atemporalidade que, dependendo dos seus detalhes, consegue transitar tanto em ambientes formais quanto em ambientes informais. 

Foto Reprodução: Pinterest | From Luxe with Love | Urban Outfitters 
Clutch

Maleável ou estruturada, de cetim ou de camurça, de acrílico ou de palha, com brilho ou sem. Tem clutch de tudo quanto é jeito e pra tudo quanto é gosto. Após muitos anos associada ao momento festa, a clutch passa a conquistar outras ocasiões (sofisticadas) através da sua variedade de design e materiais com acabamento mais refinado.   

Foto Reprodução: Zimbio Website | Zimbio Website | Pinterest
Carteira

É a prima descolada da Clutch. Também possui uma variedade de materiais e de design enorme e pode ser utilizada em diversas ocasiões (até nas mais refinadas). Seu diferencial está no tamanho, um pouco maior que a clutch, nas divisórias internas que possui e no toque "casual-chic” que ela dá para as composições. 

Foto Reprodução: Moschino 2013 Fall Collection | Masha Sedgwick Website | Pinterest
Envelope

O próprio nome já faz alusão às principais características deste modelo, que é alongado, retangular e possui uma aba muito parecida com o envelope de cartas. Pode ter alças ou não e fica ótima em eventos casuais que exigem um pouco mais de arrumação. 

Foto Reprodução: Pinterest | Vogue UK | PopSugar
Bolsa Tiracolo (Crossbody) 

Possui um tamanho ótimo e é um modelo quase sempre presente no guarda-roupas feminino. Pode ser quadrada ou arredondada, mas sempre aparece acompanhada de uma alça longa, garantindo ainda mais praticidade para o dia-a-dia. Com relação ao tamanho, as maiores são mais casuais e devem ser utilizadas em ocasiões mais despojadas, já as menores ficam ótimas em ocasiões noturnas que não exigem pompa. Vale lembrar que por se tratar de um modelo básico, a bolsa tiracolo funciona perfeitamente como um complemento do look sem tirar a atenção dos outros elementos.  

Foto Reprodução: Pinterest | Fashion Spire Website | Beijos, Blues & Poesia
Hobo

Tem um formato bem característico de meia-lua, é maleável e geralmente possui uma alça única que permite usá-la nos ombros. É um modelo básico, muito casual e ideal para trabalho. 

Foto Reprodução: Pinterest
Tote

Não sei vocês, mas esse modelo é o meu grande amor. 

A tote é aquele modelo que te acompanha para tudo quanto é canto (desde que esse canto seja informal). É grande, possui várias divisórias e até mesmo bolsos (por dentro e por fora). É ideal para quem vai passar o dia fora de casa e tem que ter na bolsa um “kit sobrevivência”.

Foto Reprodução: Everlane Website | Pinterest | Etsy Website
Box

Se assemelha a uma caixa e é super moderna. Estruturada, quadrada ou até mesmo arredondada, essa bolsa pode ser o foco da composição por ter um design totalmente moderno e diferenciado. 

Foto Reprodução: PopSugar Website | The Chriselle Factor Website | Building Block Website

Baú (Bowling Bag)

Consagrada pela atriz Audrey Hepburn e sua fiel escudeira da Louis Vuitton, a bolsa baú é extremamente feminina e já ganhou diferentes releituras. O ponto negativo deste modelo é sua falta de praticidade, já que possui alças pequenas que o limitam a ser carregado apenas nas mãos.

Foto Reprodução: Pinterest
Mochila

O modelo mais democrático de todos, que transcende gerações e faixa etária. Os tamanhos deste modelo variam muito, e o design também. Ótima companheira para um dia longo de passeio e deve ser utilizada com uma composição mais despojada: camiseta, jeans e tênis é o combo clássico. 

Foto Reprodução: Pinterest
Carteiro

Ganhou o coração das fashionistas após aparecer como fiel escudeira da it girl Alexa Chung. Se assemelha às bolsas de carteiros e fotógrafos e é muito utilizada pelos profissionais da indústria criativa. São em sua grande maioria casuais, porém podem ser utilizadas em looks de trabalho, já que seu design possui uma pitadinha de formalidade. 

Foto Reprodução: Pinterest
Dr. Bag

Assemelha-se muito às maletas dos médicos de antigamente. Apesar do estilo vintage, é um modelo cheio de modernidade, principalmente quando misturado com composições mais informais. 

Foto Reprodução: Annie Jewel Website

Esqueci de algum modelo? Deixe nos comentários qual o seu favorito e fique de olho que o próximo post é focado no Dress Code perfeito para cada bolsa.

See ya!


Texto por: Maíra Gea